O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (15) que a volatilidade do mercado de ações não influenciará a postura do país nas negociações comerciais com a China.
Em entrevista durante evento da CNBC, Bessent disse que os EUA não vão recuar ou alterar sua estratégia apenas por causa da queda das bolsas.
“Não vamos negociar porque o mercado de ações está caindo”, disse Bessent. “Vamos negociar porque estamos fazendo o que é melhor economicamente para os EUA.”
Continua depois da publicidade
O secretário também rebateu uma reportagem do Wall Street Journal que afirmava que o presidente chinês Xi Jinping apostava na incapacidade da economia americana de suportar um conflito comercial prolongado.
Bessent classificou a reportagem como “terrível” e acusou o jornal de agir sob “ditado do Partido Comunista Chinês”.
A declaração ocorre em meio a dias de forte oscilação nos mercados, que reagiram a ameaças de aumento de tarifas por parte do presidente Donald Trump e a retaliações chinesas, especialmente relacionadas a controles de exportação de minerais estratégicos.
Apesar das turbulências, Bessent ressaltou que Trump valoriza um mercado de ações forte, mas acredita que isso é resultado de políticas econômicas eficazes, como o aumento dos investimentos em inteligência artificial.
“São as políticas que estamos discutindo hoje, em termos desse boom de investimentos”, afirmou.
Fique conectado