Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Trump envia Guarda Nacional para conter protestos em Chicago
Mundo

Trump envia Guarda Nacional para conter protestos em Chicago 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou neste sábado (4) o envio de 300 soldados da Guarda Nacional para a cidade de Chicago, no estado de Illinois, com o objetivo de conter o que ele classificou como uma “onda de crime” fora de controle. Chicago – junto a outras cidades como Washington e Los Angeles, governadas por democratas – tem enfrentado crescentes protestos contra a política de imigração do governo federal.

O movimento da administração Trump vem horas após autoridades do Serviço de Imigração  (ICE, na sigla em inglês) denunciarem confrontos com manifestantes de Chicago – cidade governada por democratas há quase um século. Na tarde de ontem, segundo autoridades, uma “mulher armada” levou um tiro durante as manifestações.

“Hoje em Chicago, membros da nossa corajosa força policial foram atacados — colididos e encurralados por dez veículos, incluindo um atacante com uma arma semiautomática”, afirmou a secretária de Departamento de Segurança Nacional, Kristi Noem, nas redes sociais. “Estou enviando mais operações especiais para controlar a cena. Reforços estão a caminho. Se você encontrar um policial hoje, agradeça a ele”, completou.

O envio de tropas da Guarda Nacional foi duramente criticado pelas autoridades locais. O governador de Illinois, o democrata, JB Pritzker, disse que Trump estava “tentando fabricar uma crise”. “Bem, nós não precisávamos deles antes que eles aparecessem, e o que eles deveriam fazer é nos permitir trabalhar com o FBI, ATF, DEA, que são policiais civis e entender como atingir e eliminar os bandidos”, completou o governador.

Ainda no sábado, uma juíza distrital já havia emitido uma Ordem de Restrição Temporária para que Trump fosse impedido de enviar 200 soldados da Guarda Nacional para a cidade de Portland, com a mesma justificativa de a ordem fosse restabelecida na maior cidade do estado do Oregon, cujos protestos pró-imigração também ganharam os noticiários nas últimas semanas.

VEJA TAMBÉM:

  • Juíza dos EUA impede que Trump envie Guarda Nacional para conter protestos pró-imigração
  • Juiz federal diz que Trump agiu de forma “inconstitucional” ao deportar manifestantes pró-Palestina

Postagens relacionadas