Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Mercado ignora alertas e leva ações americanas a níveis alarmantes
Economia

Mercado ignora alertas e leva ações americanas a níveis alarmantes 

Num mercado que registra um novo recorde a cada quatro dias, Wall Street segue concentrada em capturar ganhos, sem dar peso a riscos como a ameaça de paralisação do governo e avaliações esticadas. Um indicador de sentimento compilado pelo Barclays permanece em patamar que indica euforia. Já a métrica da Bloomberg Intelligence voltou à zona “maníaca”, que no passado antecedeu retornos moderados.

Apoiar-se apenas nesses termômetros — que ora sugerem apetite de risco excessivo, ora não — significaria perder uma alta que já levou o S&P 500 a 27 recordes desde junho. Poucos arriscam apostar no fim do movimento enquanto o otimismo com inteligência artificial continua a impulsionar o mercado.

“É difícil lutar contra esse tsunami de otimismo como investidor disciplinado até que surja algum choque negativo relevante”, disse Joe Gilbert, gestor de portfólio da Integrity Asset Management. “O sentimento está elevado, mas pode permanecer assim por um tempo.”

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O Bloomberg Intelligence Market Pulse Index, que mede amplitude de mercado, correlação entre ações e desempenho relativo de papéis de alta volatilidade, ficou acima de 0,6 por dois meses seguidos, atingindo a chamada zona “maníaca”.

Quando isso ocorreu no passado, o Russell 3000 avançou em média 2,9% nos três meses seguintes, segundo dados compilados por Michael Casper, da BI.

“O mercado pode certamente continuar em condição maníaca, já que leva tempo até formar um topo”, disse Casper, classificando o movimento como “um sinal de alerta muito inicial”. “Não há muita preocupação no horizonte agora.”

Continua depois da publicidade

Quando o índice entra no território que a BI chama de “pânico”, o Russell 3000 costuma registrar ganho médio de 9% em 90 dias.

O entusiasmo no mercado de ações é alimentado por aportes contínuos em apostas ligadas à inteligência artificial e pelo otimismo de que o Federal Reserve seguirá cortando juros. Ao mesmo tempo, pesam a incerteza em torno do fechamento do governo, a desaceleração do mercado de trabalho e avaliações em níveis já vistos em bolhas anteriores.

Por ora, operadores seguem sem se abalar: o S&P 500 fechou em novo recorde na quinta-feira, na quinta alta consecutiva. O índice abriu em leve alta de 0,1% nesta sexta-feira e caminha para a mais longa sequência de ganhos desde julho.

Continua depois da publicidade

“As ações se beneficiaram de uma mudança significativa do Fed destacada pelo discurso de Powell em Jackson Hole no fim de agosto, com os cortes de juros servindo como catalisador para a continuidade da alta”, disse Walter Todd, presidente e diretor de investimentos da Greenwood Capital Associates.

O otimismo também se reflete no mercado de opções. Nas últimas 20 sessões, em média 40 milhões de contratos de calls foram negociados por dia — de longe o maior volume já registrado, de acordo com dados da mesa de operações do Goldman Sachs Group Inc. desde 2010.

“O mercado está um pouco espumoso agora”, disse Gilbert, da Integrity. “Mas as ações ligadas a inteligência artificial e setores próximos despertam forte FOMO, então a cada novo avanço mais compradores marginais entram no mercado.”

Continua depois da publicidade

©️2025 Bloomberg L.P.

Postagens relacionadas