Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia
Mundo

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia 

Morreu nesta segunda-feira (11) o senador e pré-candidato de direita à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos. Ele estava internado havia mais de dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Santa Fé, em Bogotá, após ter sido alvejado em 7 de junho durante um ato político no bairro Modelia, na região de Fontibón. O ataque, cometido por um adolescente de 15 anos, também deixou outras três pessoas feridas — todas fora de perigo.

A confirmação do falecimento foi feita por sua esposa, María Claudia Tarazona, que publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais: “Você sempre será o amor da minha vida. Obrigada por uma vida cheia de amor, obrigada por ser um pai para as meninas, o melhor pai para Alejandro. Peço a Deus que me mostre o caminho para aprender a viver sem você. Nosso amor transcende este plano físico. Espere por mim, que quando cumprir minha promessa com nossos filhos, irei te buscar e teremos nossa segunda oportunidade. Descanse em paz, amor da minha vida, eu cuidarei dos nossos filhos.”

No dia anterior à morte, o hospital onde Miguel Uribe estava internado havia informado uma piora significativa no quadro clínico. “Nas últimas 48 horas, seu estado clínico reverteu para uma condição crítica, devido a um episódio de hemorragia no sistema nervoso central. Esta condição exigiu novos procedimentos neurocirúrgicos de urgência que conseguiram estabilizá-lo”, informou a Fundação Santa Fé em boletim médico divulgado no sábado (9). O comunicado acrescentou que Uribe precisou “reiniciar seu bloqueio neuromuscular e sedação profunda para contribuir com sua evolução” e seguiria com monitoramento permanente, mas o prognóstico permanecia reservado.

De acordo com a revista Semana, Uribe chegou a apresentar sinais de recuperação após o atentado, mas não resistiu às complicações. Em 16 de julho, ele havia passado por uma cirurgia que, segundo a esposa, correu “bem” na ocasião.

O político integrava o partido de direita Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Iván Duque, e era considerado uma promessa conservadora para a política colombiana. Em publicação na rede X, Duque lamentou a perda: “Recebo com dor a notícia da morte de Miguel Uribe Turbay. O terrorismo nos tirou uma promessa da Colômbia e um líder íntegro e transparente. Minha solidariedade com sua família e todos os seus entes queridos neste momento lamentável. A melhor homenagem que nós, colombianos, podemos fazer a este grande ser humano é honrar seu legado, com unidade de propósito e patriotismo pleno. A Colômbia chora, mas não se renderá diante dos criminosos que apagaram a vida de um jovem admirável.”

Quem era Miguel Uribe

Nascido em 28 de janeiro de 1986, Miguel Uribe vinha de uma família tradicional na política: seu avô Julio César Turbay foi presidente do país entre 1978 e 1982. Formado em Direito pela Universidade dos Andes, com mestrado em Harvard, iniciou a carreira política em 2012 como vereador de Bogotá e, em 2016, tornou-se secretário de Governo da capital.

Crítico ferrenho do atual presidente esquerdista Gustavo Petro, Uribe defendia uma política de segurança mais dura contra grupos armados ilegais que atuam na Colômbia e acusava o governo Petro de tentar concentrar poder. Em 2022, foi eleito senador e, em março de 2025, lançou sua pré-candidatura à presidência.

Postagens relacionadas