A Índia decidiu suspender a aquisição de novas armas e aeronaves dos EUA em resposta às tarifas de 50% anunciadas pelo presidente Donald Trump esta semana, segundo informações da agência Reuters.
Nova Delhi planejava enviar o ministro da Defesa, Rajnath Singh, à Casa Branca nas próximas semanas para anunciar algumas das compras, no entanto devido à medida dos Estados Unidos, a viagem foi cancelada, relataram duas fontes familiarizadas com o assunto.
Uma das fontes afirmou à Reuters que as compras de equipamentos de defesa poderiam prosseguir assim que a Índia tivesse clareza sobre a aplicação de tarifas e a direção das relações bilaterais. Contudo, o país asiático não previu que a medida fosse entrar em vigor tão cedo.
Inicialmente, Trump impôs tarifas de 25% para produtos importados da Índia. Nesta semana, o republicano dobrou as cobranças devido às relações de Nova Delhi com a Rússia, algo que ele já havia prometido anteriormente.
Após a publicação da reportagem, a Reuters informou que o governo indiano emitiu uma declaração, atribuída a uma fonte do Ministério da Defesa, descrevendo as notícias sobre uma possível pausa nas negociações com os EUA como “falsas e fabricadas”. A declaração também dizia que a aquisição dos equipamentos estava progredindo de acordo com os “procedimentos vigentes”.
Fique conectado