- Mais de 86% dos iranianos agora dependem de VPNs para acessar conteúdo bloqueado, de acordo com o mais recente relatório da Teerã E-Commerce Association
- O relatório também classifica o Irã como 97º dos 100 países para a qualidade da Internet
- O Irã proibiu o uso de VPNs “não autorizadas” em fevereiro de 2024, de fato proibindo seu uso sem uma permissão legal
Quase 90% dos usuários da Internet no Irã confiam nos serviços da VPN para navegar em interrupções generalizadas da Internet, de acordo com o último relatório da Associação de Comércio E-E-Commerce de Teerã, publicado no domingo, 3 de agosto.
O relatório, que classifica o Irã como 97º dos 100 países para a qualidade da Internet, também critica as autoridades iranianas por não abordar chamadas para melhorar a conectividade nacional, o Irã International relatou.
O uso dos melhores serviços de VPN e outras ferramentas de circunzamentação, como o Starlink, continua aumentando, apesar de uma lei aplicada em fevereiro de 2024, proibindo seu uso sem uma permissão legal.
Crise da Internet do Irã
“Nossas descobertas mostram que 93% da juventude e 86% das VPNs de uso público em geral”, disse Pouya Pirhosseinlou, chefe da Internet e Comitê de Infraestrutura da Associação de Comércio eletrônico de Teerã, o Irã International relatou.
Apesar de aliviar algumas restrições da Internet, como as contra o WhatsApp em janeiro, muitos sites permanecem filtrados no Irã no momento da redação, forçando os iranianos a encontrar maneiras alternativas de permanecer conectado.
“Hoje, cerca de 700.000 pequenas empresas operam no Instagram. Pelo menos um milhão de empregos estão ligados a essa plataforma.
No entanto, por meio de uma rede privada virtual confiável (VPN), as pessoas no Irã podem enganar seu provedor de serviços de Internet local e obter acesso ao Instagram e outras plataformas restritas em segundos.
Esse aumento no uso da VPN também pode contribuir para piorar o nível precário de conectividade da Internet do Irã. O tráfego dos cidadãos é forçado “através de rotas distantes e ineficientes e redução da velocidade”, explica Pirhosseinlou, acrescentando: “Mesmo em sites não filtrados, os usuários mantêm VPNs no desempenho nacional da Internet nacional”.
Esta não é a primeira vez que a Associação de Comércio Eletrônico de Teerã – um órgão independente que monitora e avalia a situação da Internet no Irã – colocou a Internet do Irã entre os piores em todo o mundo. Em outro relatório datado de janeiro de 2024, especialistas culparam precisamente a falta de conhecimento das autoridades iranianas e das autoridades iranianas por essa situação “autoinfligida”.
Comentando as descobertas mais recentes, Pirhosseinlou disse: “Mesmo se tivéssemos a infraestrutura americana, a Internet do Irã ainda estaria cheia de interrupções por causa da filtragem atual.
Usando uma VPN no Irã – tudo o que você precisa saber
Apesar de ser cada vez mais uma necessidade, as autoridades têm trabalhado ativamente para impedir o uso da VPN iraniana ao longo dos anos.
Por exemplo, em 2023, o Irã ficou perdendo apenas para a China para a censura da VPN. Isso também ocorreu em 2024, quando o Irã liderou a lista de censura da VPN em todas as lojas de aplicativos do país.
Não apenas o bloqueio alvo da VPN, no entanto. O regime até desafiou a legalidade de usar uma VPN em primeiro lugar. Em fevereiro de 2024, o Irã proibiu as VPNs “não autorizadas”, de fato proibindo seu uso sem uma permissão legal. Três meses depois, o governo também ressuscitou uma conta da Internet que poderia colocar ainda mais o uso da VPN.
Os especialistas em segurança cibernética também encontraram recentemente uma nova campanha de spyware direcionando principalmente os usuários iranianos de VPN Android por meio de aplicativos VPN infectados.
Por todos esses motivos, é muito importante escolher um serviço confiável, seguro e privado. Eu recomendo verificar o guia atualizado da TechRadar da melhor VPN gratuita do mercado para baixar apenas os brindes mais seguros do mercado-a WindScribe GRATUITAMENTE e a VPN de prótons grátis são as principais opções de hoje.
Os revisores da TechRadar também classificam o NordVPN, Surfshark, ExpressVPN e Proton VPN como o melhor em geral (em ordem) no momento da redação deste artigo, mas você terá que pagar por uma assinatura para usar esses serviços.
Você também pode gostar
Testamos e revisamos os serviços VPN no contexto de usos recreativos legais. Por exemplo: 1. Acessando um serviço de outro país (sujeito aos termos e condições desse serviço). 2. Protegendo sua segurança on -line e fortalecendo sua privacidade on -line no exterior. Não apoiamos ou toleramos o uso ilegal ou malicioso dos serviços VPN. Consumir conteúdo pirateado que é pago não é endossado nem aprovado por publicação futura.
Fique conectado