O senador americano John Cornyn, do Partido Republicano, anunciou nesta quinta-feira (7) que o diretor do FBI, Kash Patel, aceitou o pedido que o parlamentar havia feito para que a polícia federal americana ajude a localizar legisladores estaduais da oposição democrata que deixaram o estado para boicotar uma votação.
“Tenho orgulho de anunciar que o diretor Kash Patel aprovou meu pedido para que o FBI auxilie as autoridades estaduais e locais na localização de democratas fugitivos da Câmara do Texas”, disse Cornyn em um comunicado, segundo informações do jornal USA Today.
“Agradeço ao presidente [Donald] Trump e ao diretor Patel por apoiarem e agirem prontamente em resposta ao meu apelo para que o governo federal responsabilize esses supostos legisladores por fugirem do Texas. Não podemos permitir que esses legisladores desonestos fujam de suas responsabilidades constitucionais”, acrescentou o político, que representa o Texas no Senado americano.
Cinquenta legisladores estaduais do Partido Democrata deixaram o Texas no último fim de semana para que não houvesse quórum no Legislativo local para a votação de um projeto de lei que muda a distribuição dos distritos eleitorais texanos.
Segundo a imprensa americana, se aprovada, a nova proposta beneficiaria os republicanos, que poderiam obter até cinco cadeiras a mais na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nas eleições de meio de mandato de 2026.
O governo do Texas emitiu mandados de prisão contra os legisladores, mas estes não têm validade fora do estado e os políticos foram para estados governados pelos democratas, como Nova York, Massachusetts e Illinois, cujos governadores já prometeram “protegê-los”.
Na quarta-feira (6), dois democratas da Câmara do Texas disseram que foram retirados do hotel onde estavam hospedados em Illinois após uma ameaça de bomba.
Fique conectado