Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

14 livros perfeitos para embalar agosto
Entreterimento

14 livros perfeitos para embalar agosto 

Agosto é conhecido por parecer interminável — o que pode ser uma ótima notícia para quem quer colocar a leitura em dia. Para ajudar nessa missão, o Metrópoles selecionou 14 lançamentos imperdíveis que merecem entrar na sua lista este mês.

Tem romance, thriller, ficção e muito mais. Confira os títulos que prometem fazer agosto passar voando:

Leia também
  • Celebridades

    Rafa Kalimann se defende após gastar R$10 mil em livros decorativos
  • Entretenimento

    5 livros que vão transformar a hora da leitura com as crianças
  • Entretenimento

    Leituras de fé: 12 livros de romances cristãos para conhecer o gênero
  • Entretenimento

    12 livros incríveis para conhecer no Dia do Orgulho LGBTQIA+

1. Análise, de Vera Iaconelli (Zahar, Companhia das Letras)

Numa prosa de caráter literário e extremamente íntimo, Vera Iconelli evoca a história de sua família, a morte de dois irmãos, sua relação com os pais, seus namorados ou maridos, suas filhas, seus analistas. Enquanto reflete sobre suas angústias e seus sintomas, vai costurando suas próprias interpretações, atrelando memória, história social e psicanálise.

Novo livro de Vera Iaconelli é o mais vendido na categoria Memórias

2. Quatro Estações no Japão, de Nick Bradley (VR Editora)

A tradutora Flo Dunthorpe está insatisfeita com a própria vida. Vivendo em Tóquio, ela se sente presa à rotina, seu relacionamento está ruindo e, após realizar o sonho de ter uma tradução publicada, ela fica sem rumo. Até encontrar um livro no metrô.

Dentro do livro, Flo conhece Kyo. O rapaz não imagina viver em outro lugar senão Tóquio. Para ele, ter que se mudar para uma cidade pequena e morar com a avó, a sra. Ayako, torna-se um verdadeiro pesadelo. A sra. Ayako já passou por muita coisa e, além de administrar um café, agora tem a tarefa de cuidar de Kyo. Uma tragédia do passado, porém, assombra a família, impedindo que avó e neto se abram um com o outro. Ao ler as primeiras páginas da história de Kyo e Ayako, Flo é compelida a traduzi-la.

Livro Quatro Estações no Japão, de Nick Bradley

3. Foi Acabar Bem na Nossa Vez, de Mariana Brecht (Ed. Rocco)

Maria Clara é uma jovem designer de jogos que, em meio ao colapso climático, se vê obrigada a voltar à cidade do interior onde cresceu. Na Pedreira, a única maneira de enfrentar a crise é tentando reparar uma comunidade esgarçada pela diferença de classes e pela especulação capitalista. É nesse lugar, assombrado por memórias. A narrativa é intercalada com reflexões ecológicas e um romance entre esses dois jovens que adicionam camadas de significado à história.

Foi Acabar Bem na Nossa Vez, de Mariana Brecht

4. Sob o Sol da América, de Nanná Felix (Ed. Kairós)

Em meio às cicatrizes da Guerra Civil Americana, Eveline Reachenson é forçada por seu irmão, o capitão Ramis, a abandonar seu trabalho como enfermeira e buscar refúgio em Saint Paul, Minnesota. Porém, a aparente tranquilidade se desfaz quando sua vila é brutalmente atacada pelos sioux. Em meio ao caos, um guerreiro nativo, ferido e à beira da morte, cai em suas mãos.

Eveline sabe que ele é a única esperança de descobrir o paradeiro dos capturados e luta para salvá-lo. Mas o destino reserva algo ainda mais cruel: meses depois, ela mesma é capturada entre outros — e entregue como escrava ao homem cuja vida um dia preservou.

5. O Patuá de Oxum, de Marcus Veras (Numa)

Para fugir de seu bando após roubar o dinheiro da venda de drogas na comunidade onde vive, Jeferson, um jovem branco que destruiu terreiros de umbanda no chamado “Bonde de Jesus”, contrata Baldwin, um motorista negro. Jefferson é epilético, portanto, não dirige, e o destino é a Bahia, na Chapada Diamantina, onde ele pretende resgatar a herança de seu avô.

Baldwin, por sua vez, apesar da presença constante dos ritos africanos em sua vida, algumas vezes duvidou do poder dos orixás. Durante a fuga, ambos se deparam, na estrada, com personagens e fenômenos da encantaria brasileira que vão ajudá-los a escapar da perseguição do bando, revelando um universo mágico que se conecta com a herança africana e indígena no Brasil. Estas entidades revelarão a ambos como o passado deles tem mais pontos em comum do que jamais ousaram imaginar.

6. A Fúria das Chamas, de Olivia Rose Darling (Ed. Plataforma 21)

Não se viam dragões em Imirath desde os tempos em que os deuses viviam entre os mortais. Até que cinco ovos, há muito considerados fósseis, eclodem na presença da princesa Elowen Atarah. A alma da jovem então se une à dos dragões, uma conexão que pode levar o reino à glória – ou à ruína.

Quando o violento rei tenta quebrar o vínculo da filha com os dragões, um deles ataca fatalmente a mãe de Elowen. A princesa, então, passa toda a infância aprisionada, até ser salva em um resgate ousado. Os dragões, porém, são deixados para trás.

Anos depois, Elowen – agora uma mulher com seu próprio reino – está determinada a libertar seus preciosos dragões e se vingar do pai. Mesmo que para isso precise se aliar ao homem mais temido de todos os reinos: Cayden Veles, comandante de Vareveth.

Livro A Fúria das Chamas, de Olivia Rose Darling

7. Amor e Outras Conspirações, de Mallory Marlowe (Ed. Intrínseca)

A vida de Hallie Barret desmorona após seu ex-namorado arrogante, que também é a estrela da websérie que estava produzindo, terminar com ela. Sentindo que seu emprego está em risco, ela precisa pensar em um novo programa para a grade da empresa. Mas Hallie não imaginava que sua inspiração viria de um homem envolvido num debate caloroso sobre a existência do Pé Grande no programa de TV obscuro da madrugada.

Mesmo não acreditando em nada disso, a jovem decide se arriscar e convida Hayden para estrelar uma websérie sobre criaturas que não tem a existência comprovada — como o Monstro do Lago Ness. O problema é que somente um apresentador acaba não dando liga, e, para salvar a produção, Hallie vai parar na frente das câmeras, formando uma dupla improvável, mas entrosada. O último desafio agora é os dois admitirem a química irresistível que há entre eles, ou será que segundas chances no amor são só mais uma teoria da conspiração?

8. Uma Garota Mágica se Aposenta, de Park Seolyeon (Ed. Rocco)

Com vinte e nove anos, deprimida e afogada em dívidas do cartão de crédito depois de perder o emprego durante a pandemia, uma millennial anônima decide acabar com seus problemas pulando da ponte Mapo, em Seul.

Sua tentativa de suicídio é interrompida, pela visita de um de anjo da guarda que se apresenta como Ah Roa, a Garota Mágica da Clarividência. Ela está em busca de uma companheira poderosa, a Garota Mágica do Tempo. E nossa protagonista, por incrível que pareça, pode ser essa pessoa especial.

Uma Garota Mágica se Aposenta, de Park Seolyeon

9. No Meio da Noite, de Riley Sager (Ed. Intrínseca)

Em 1994, o desaparecimento de Billy aterrorizou o pequeno subúrbio de Hemlock Circle. A forma misteriosa com que foi arrancado da barraca em que dormia no quintal da casa de seu melhor amigo, Ethan, permaneceu sem solução por mais de trinta anos. Depois de uma investigação criteriosa e de intensa cobertura da imprensa na época, o caso foi arquivado e o culpado nunca foi encontrado.

Desde então, Ethan convive com o “Sonho” todas as noites. Constantemente, é acordado no meio de memórias vívidas do tecido da barraca sendo rasgado, mas sem conseguir identificar quem empunhava a faca. Quando precisa voltar a morar na casa de sua infância, Ethan se reencontra com seus antigos amigos e começa a perceber que, talvez, o passado esteja voltando para reviver lembranças há muito tempo enterradas.

No Meio da Noite, Riley Sager

10. O Quarto do Bebê, Anabela Mota Ribeiro (Ed. Bazar do Tempo)

A morte de um renomado psicanalista leva sua filha única a encontrar, entre os papéis deixados pelo pai, o diário de uma paciente,  Ester do Rio Arco. O que começa como uma leitura movida pela curiosidade logo se transforma em uma obsessão e em uma forma de conexão com seu passado e o momento presente.

O quarto do bebê, de Anabela Mota Ribeiro

11. Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park, de Gabrielle Mariano (Ed. Violeta)

Samuel Bertini não tinha ambições, estava repetindo o último ano do ensino médio e tinha um relacionamento complicado com a mãe. Apesar de ter sido uma criança muito agitada e desobediente, ele se tornou um adolescente melancólico e quieto que se obrigava a aceitar a vida maçante que possuía.

Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park

12. Santo de Casa, de Stefano Volp (Ed. Record)

O livro narra a história de três irmãos que se reúnem para organizar um velório após a morte trágica do pai, Zé Maria. Enquanto a cidade se organiza em uma procissão para se despedir de um homem tão querido, mãe e filhos atravessam as complexidades do luto pelo patriarca que, apesar da saudade, deixou na família marcas de violência e opressão.

Livro Santo de Casa, de Stefano Volp

 

Livros para conhecer autores africanos

15. Estudos Africanos de Gênero, de Oyèrónké Oyewùmí (Ancestralidades)

Olivro reúne textos sobre a temática de gênero, assinados por autores e autoras africanos, vindos de diferentes etnias, nacionalidades, perspectivas teóricas e idiomas. Esse panorama mostra diversas reflexões sobre o tema, que vêm sendo feitas no continente africano.

16. Debaixo da Nossa Pele: Uma Viagem, de Joaquim Arena (Ed. Gryphus)

Quem foram os primeiros negros a habitar o continente europeu? Como trajetórias individuais, muitas vezes apagadas da história oficial, contribuíram para moldar o Ocidente? Como recontar a presença negra na Europa desde as grandes navegações até os fluxos migratórios do século XX? Essas são algumas das questões que movem a obra do escritor e jornalista cabo-verdiano Joaquim Arena.



Informação (Metropoles)

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *