O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (1º) que o mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ligar para ele “quando quiser” para discutir as tarifas de 50% que Washington aplicou às importações de produtos brasileiros.
Trump foi questionado sobre o assunto durante entrevista coletiva na Casa Branca. “Ele [Lula] pode falar comigo quando quiser”, disse o republicano, segundo informações da GloboNews.
A respeito da motivação para as tarifas, Trump afirmou que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, mas que ama “o povo do Brasil”. “Vamos ver o que acontece”, acrescentou.
Em carta enviada a Lula no último dia 9, Trump anunciou uma sobretaxa de 50% na importação de produtos brasileiros e alegou que o ex-presidente Jair Bolsonaro é vítima de perseguição judicial no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), por acusações de uma suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022.
Também afirmou que decisões “secretas e ilegais” do ministro do STF Alexandre de Moraes relativas a big techs americanas representaram ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos e que o Brasil adota práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.
Dias depois, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que iniciou uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil.
Na quarta-feira passada (30), Trump confirmou as tarifas sobre o Brasil e na quinta (31), informou numa ordem executiva que as sobretaxas sobre os países afetados pelo tarifaço entrarão em vigor dentro de sete dias.
Entretanto, a taxa de 50% não será aplicada para cerca de 700 produtos brasileiros, entre eles, suco e polpa de laranja e aeronaves civis.
Fique conectado