- A Microsoft disse que o Windows 11 SE ficará sem apoio em outubro de 2026
- Isso acaba com esta rotação alternativa no Windows 11
- No entanto, os proprietários de laptop de superfície foram prometidos anteriormente um período de apoio mais longo para seus dispositivos
A Microsoft anunciou que está lançando suporte para o Windows 11 SE em pouco mais de um ano, deixando os compradores de laptops de baixo custo executando essa rotação no sistema operacional no The Lurch – e admitindo a derrota com essa iniciativa mais recente de assumir o Chromebooks do Google.
Se você não estiver familiarizado com o Windows 11 SE, ele foi projetado como uma versão leve (tipo de) leve do sistema operacional da área de trabalho. Foi pré -instalado em laptops acessíveis que tenham o preço de se sair bem no setor educacional, tentando tomar um pedaço da torta que os Chromebooks dominam (se aparentemente representava a edição de estudante ou escola).
Relatórios do Windows Central O que a Microsoft anunciou por meio de seu portal Learn que o suporte ao Windows 11 SE está sendo fechado em outubro de 2026.
A empresa disse: “A Microsoft não lançará uma atualização de recurso após o Windows 11 SE, a versão 24H2. O suporte ao Windows 11 SE – incluindo atualizações de software, assistência técnica e correções de segurança – terminará em outubro de 2026. Enquanto seu dispositivo continuará funcionando, recomendamos a transição para um dispositivo que suporta outra edição do Windows 11 para garantir o suporte e a segurança contínuos”.
Portanto, você não receberá o Windows 11 25H2 ainda este ano no seu dispositivo SE, se você possui um – versão 24H2 está o mais longe possível, e todas as atualizações interromperão a parada completa em pouco mais de um ano.
Análise: final bobo para uma edição de estudantes?
A Microsoft está tentando enfrentar os Chromebooks do Google há muito tempo, incluindo esforços como o Windows 10X – que mal convidavam e acabaram sendo enlatados antes mesmo de chegar. O Windows 11 SE foi o esforço mais recente, emergindo no final de 2021, e foi exibido pela Microsoft em seu laptop Surface SE. No entanto, como observamos em nossa revisão dessa máquina, houve um problema aqui – o nível de desempenho do notebook era bastante ruim.
A verdade simples sobre o Windows 11 SE é que, embora fosse um sistema operacional simplificado para dispositivos de baixo custo, essa variante do sistema operacional da área de trabalho ainda era muito pesada. Simplesmente não havia ênfase suficiente na redução do Windows 11, por isso teve um desempenho melhor.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
De fato, grande parte do impulso do Windows 11 SE foi sobre simplificar a experiência de computação para os alunos – a interface e bloquear o sistema apenas para aplicativos aprovados pelo administrador, além de serviços em nuvem – em vez de simplificar o sistema operacional para que ele tenha um hardware menor. E sejamos honestos, este último foi o ponto, realmente, pelo menos em termos de fazer laptops acessíveis para rivalizar com os Chromebooks baratos (que são realmente muito escorregadios, apesar de seu baixo custo).
Então, apesar de tudo, não é de surpreender ver a Microsoft obturá -lo esse esforço dessa maneira. O que é Surpreendente, porém, é como os proprietários das máquinas do Windows 11 SE, como o laptop Surface SE, foram deixadas em The Lurch por este anúncio de que o apoio está sendo morto em um ano.
Como Neowinque também pegou esse movimento, aponta, o laptop de superfície SE tem uma data de final de serviço (para firmware e motoristas) de 11 de janeiro de 2028. Mas, com a Microsoft agora tendo revelado que o Windows 11 SE não estará acontecendo além de outubro de 2026, isso está reduzindo essa janela de suporte (trocadilho não intencional) em mais de um ano.
Aqueles que possuem um laptop de superfície, que acham que eram bons por mais alguns anos, efetivamente foram informados de que ficarão um ano mais curtos em apoio. Se a Microsoft prometeu suporte para este laptop de vitrine até 2028, por que não estender o suporte para o sistema operacional dedicado que ele é executado para essa data também? As pessoas de armas fortes para se mover cedo não parecem justas aqui.
Parece uma decisão estranha a tomar e que não agradará a Microsoft a algumas pessoas. De fato, quando se trata do próximo grande arremesso da Microsoft em enfrentar Chromebooks – se houver um – os do setor educacional podem se lembrar do que aconteceu aqui e ser menos confiando em novas idéias da gigante do software.
Para aqueles que têm um laptop executando o Windows 11 SE, e agora precisam planejar a mudança mais cedo desse sistema operacional, talvez para um sabor diferente do Windows 11, isso é possível, embora um pouco problemático em alguns casos relatados. Passando Este tópico do Redditse você estiver tendo problemas nesse empreendimento, tente desligar a inicialização segura no BIOS do laptop para obter uma instalação funcional do Windows 11 Home ou Pro em uma máquina SE (você pode alternar o recurso depois, aparentemente).
Fique conectado