- O chefe de CPUs do cliente da AMD diz que está investigando aceleradores de NPU dedicados
- Isso seria o equivalente a uma GPU discreta, mas para tarefas de IA
- Tais conselhos diminuiriam a demanda por GPUs de ponta, pois não seriam mais compradas para o trabalho de IA, como são em alguns casos
A AMD está olhando para um futuro em que pode não apenas produzir placas gráficas independentes para PCs de mesa, mas placas semelhantes que seriam o equivalente a um acelerador de IA – uma NPU discreta, em outras palavras.
Relatórios do CRN (via WCCFTECH) que Rahul Tikoo, chefe da AMD, chefe de seus negócios de CPU, disse que a equipe Red está “conversando com os clientes” sobre “casos de uso” e “oportunidades em potencial” para um cartão de acelerador da NPU dedicado.
CRN ressalta que já existem movimentos nesse sentido, como um recebimento Dell Pro Max Plus Laptop, que deve se orgulhar de um par de cartões de inferência da Qualcomm AI 100 PC. São duas placas discretas da NPU com 16 núcleos de IA e 32 GB de memória cada, para 32 núcleos de IA e 64 GB de RAM no total.
Para colocar isso em perspectiva, as NPUs atuais integradas (no chip), como as das CPUs Lunar Lake da Intel, ou os chips Ryzen AI da AMD, oferecem cerca de 50 tops – ideais para copilot+ PCs – enquanto você está olhando para 400 tops com o mencionado ai de qualcomm ai 100.
Tikoo observou: “É um conjunto muito novo de casos de uso, por isso estamos assistindo esse espaço com cuidado, mas temos soluções se você quiser entrar nesse espaço – seremos capazes”.
O executivo da AMD não seria desenhado para fornecer uma dica em um período em que a AMD poderia estar planejando realizar essas ambições discretas da NPU, mas disse que “não é difícil imaginar que possamos chegar lá rapidamente”, dada a ‘amplitude’ das tecnologias da Team Red.
Análise: potencialmente retirando a pressão da demanda de GPU de ponta
Então, isso significa que não demorará muito para que você possa comprar seu PC para desktop e ponderar uma NPU discreta ao lado de uma GPU? Bem, na verdade não, isso ainda não é um território de consumo como tal – como observado, é mais sobre usuários de IA Power -, mas terá um impacto importante nos PCs cotidianos, pelo menos para os entusiastas.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Esses cartões NPU independentes só serão necessários para indivíduos que trabalham em tarefas de IA mais pesadas com seu PC. Eles oferecerão benefícios para a execução de grandes modelos de IA ou cargas de trabalho complexas localmente, e não na nuvem, com um desempenho muito mais responsivo (esquivando -se do fator de atraso que é inevitavelmente trazido para a mistura quando a tubulação trabalha on -line, para a nuvem).
Existem benefícios óbvios de privacidade de manter o trabalho no dispositivo, em vez de liderar a nuvem, e essas NPUs discretas serão projetadas para serem mais eficientes do que as GPUs assumindo esses tipos de cargas de trabalho-portanto, haverá economia de energia.
E é aqui que chegamos ao ponto crucial dos consumidores, pelo menos os jogadores de PC entusiastas que procuram compra de placas gráficas mais caras. Como vimos no passado, às vezes indivíduos que trabalham com a IA compra GPUs de ponta – como o RTX 5090 ou 5080 – para suas plataformas. Quando as NPUs dedicadas saem da AMD (e de outros), elas oferecerão uma escolha melhor do que uma GPU de ponta – que retirará a pressão do mercado por placas gráficas.
Portanto, especialmente quando uma nova gama de GPUs for lançada, e há uma corrida inevitável para comprar, haverá menos demanda geral em modelos de ponta – o que é uma boa notícia para o fornecimento e preços, para jogadores que desejam uma placa de gráfico, bem, jogue jogos de PC e não se agitem com cargas de trabalho de IA.
Role o desenvolvimento dessas NPUs independentes, então – deve ser uma coisa boa para os jogadores no final. Outro pensamento para o futuro muito mais longe é que, eventualmente, essas NPUs podem ser necessárias para as rotinas de IA nos jogos, quando os NPCs complexos orientados pela IA são trazidos para existir. Já tomamos alguns passos nessa estrada, em termos de nuvem, embora seja uma coisa boa ou não uma questão de opinião.
Fique conectado