Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Kamala Harris anuncia que não concorrerá ao governo estadual da Califórnia
Últimas Notícias

Kamala Harris anuncia que não concorrerá ao governo estadual da Califórnia 

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Kamala Harris, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira (30) que não se candidatará ao governo da Califórnia, encerrando as especulações de que a democrata derrotada por Donald Trump na última eleição presidencial buscaria o cargo executivo em seu estado de origem.

“Pensei seriamente em pedir ao povo da Califórnia o privilégio de servir como governadora. Amo este estado, seu povo e sua promessa. É meu lar. Mas, após profunda reflexão, decidi que não me candidatarei a governadora nesta eleição”, disse ela em um comunicado.

Kamala explicou que a decisão não se trata de uma despedida da vida pública. “Por enquanto, minha liderança -e meu serviço público- não serão exercidos por meio de cargo eletivo. Estou ansiosa para voltar a ouvir o povo americano, ajudar a eleger democratas em todo o país que lutarão sem medo e compartilhar mais detalhes sobre meus próprios planos nos próximos meses”, afirmou.

A democrata já exerceu cargos eletivos na Califórnia, como procuradora do distrito de San Francisco, de 2004 a 2011, além de procuradora-geral do estado entre 2011 e 2017, e senadora entre 2017 e 2021, quando assumiu a Vice-Presidência o governo de Joe Biden.

Em 2024, após a desistência de Biden na corrida pela reeleição, a democrata se tornou a candidata do partido na disputa contra o republicano Donald Trump. Em campanha acirrada, o atual presidente derrotou Kamala com 49,9% dos votos, e 312 dos 538 delegados.

Kamala nasceu em 1964 em Oakland, cidade do outro lado da baía de San Francisco, filha de imigrantes que chegaram aos EUA por sua excelência acadêmica e se conheceram em meio aos protestos pelos direitos civis.

A mãe, Shyamala Gopalan, veio da Índia aos 19 anos, filha de uma família com recursos e trajetória de ativismo, para estudar biomedicina. O pai, Donald J. Harris , nasceu na Jamaica e consolidou-se em solo americano como professor e economista de inclinação à esquerda. Além da primogênita, o casal teve Maya, e pouco depois se separou.

Leia Também: Fim da exigência de autoescola barateou habilitação na França

Postagens relacionadas

Deixe um comentário