Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

América do Sul em alerta máximo após terremoto na Rússia
Mundo

América do Sul em alerta máximo após terremoto na Rússia 

Um terremoto de magnitude 8.8 na Península de Kamchatka, Rússia, na noite desta terça-feira (29), desencadeou alertas de tsunami por todo o Pacífico, afetando países como Japão, EUA e diversas nações da América do Sul.

• Um tsunami de 3 a 4 metros de altura atingiu a península de Kamchatka, danificando edifícios incluindo uma escola infantil. O Japão registrou ondas menores (30 cm) na ilha de Hokkaido, mas ainda assim ordenou evacuação de 2 milhões de pessoas. Depois suspendeu o alerta, mantendo recomendação de cautela nas áreas costeiras.

• O Peru fechou 65 portos esperando ondas de até 2,31 metros. O Chile evacuou a Ilha de Páscoa e ativou protocolos de emergência em todo o litoral. Equador e Colômbia também emitiram advertências, recomendando que a população saia das praias e suspenda atividades no mar até segunda ordem.

• A agência oceânica americana (NOAA) emitiu alertas para Havaí e Alasca. A Califórnia registrou efeitos do tsunami, com ondas de até 1,74 metro no Havaí. Apesar dos primeiros impactos, o nível de ameaça foi reduzido, mas autoridades alertam para correntes marítimas perigosas ao longo da costa.

• O México ativou alerta para sua costa do Pacífico, esperando ondas menores (menos de 20 cm). As autoridades pediram à população para evitar praias e ficar atenta a correntes fortes nas entradas dos portos. O alerta permanece ativo até que a situação se normalize completamente.

• Este terremoto de 8,8 graus é o mais potente a atingir Kamchatka desde 1952 e está entre os seis mais intensos registrados no mundo desde 2011. O tremor gerou uma cadeia de alertas que atravessou todo o oceano Pacífico.

VEJA TAMBÉM:

  • Megaterremoto, tsunami e ordens de evacuação: alertas chegam à América do Sul

  • Tsunami atinge leste da Rússia e Japão após terremoto de magnitude 8,7; EUA emitem alertas

Este texto compilou dados utilizando a ferramenta Google NotebookLM.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *