- A Guarda Nacional foi chamada para ajudar a recuperar o Cyberattack
- Uma intrusão foi detectada em sistemas de Minnesota em São Paulo
- As redes foram fechadas para isolar e proteger sistemas
Após a atividade suspeita que está sendo detectada nas redes de computadores da capital St Paul, o governador de Minnesota, Tim Walz, ativou a Guarda Nacional do Estado para ajudar a se defender contra os atacantes.
O ataque levou as autoridades locais a encerrar os sistemas de informação em São Paulo como medida defensiva, incluindo acesso à rede para uma variedade de aplicações internas, a fim de conter a ameaça. O prefeito Melvin Carter garantiu que os serviços 911 estavam operando normalmente, mas compartilhou que a cidade enfrentou alguns desafios de ‘back-end’;
“Reconhecemos que essas interrupções criaram inconvenientes para residentes e funcionários da cidade. Embora essas interrupções sejam difíceis, são as etapas necessárias para limitar a exposição, preservar a integridade do sistema e proteger informações sensíveis à medida que nossos esforços de investigação e recuperação continuam”, continuou Carter.
Um esforço deliberado
A cidade tem trabalhado com os serviços de tecnologia da informação de Minnesota, bem como um fornecedor externo de segurança cibernética, mas mesmo ainda a ‘escala e complexidade’ do ataque excederam ‘as capacidades de resposta interna e comercial’, explicou o ex -candidato democrata do VP Walz.
Ainda não está claro se esse foi um ataque de ransomware, mas uma variedade de redes e serviços foi intervente e proativa para ‘isolar e proteger’ os sistemas de Minnesota.
Essas são ‘etapas necessárias para limitar a exposição, preservar a integridade do sistema e proteger informações sensíveis’ argumenta Carter, que revela que a violação foi intencionalmente causada por um ‘ator de ameaça externa criminal’.
“Esta não foi uma falha do sistema ou um erro técnico. Este foi um ataque digital coordenado e deliberado, realizado por um ator externo sofisticado, intencionalmente e criminalmente, visando a infraestrutura de informações de nossa cidade”, explicou Carter.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
A infraestrutura crítica é um dos principais alvos dos cibercriminosos, que alavancam a importância dos serviços que fornecem e dos dados sensíveis que eles mantêm para solicitar resgates mais altos.
O governo dos EUA alertou recentemente a Medusa Ransomware atingiu centenas de metas de infraestrutura crítica em incidentes semelhantes – embora nenhum ator de ameaças ainda tenha assumido a responsabilidade por esse ataque.
Fique conectado