- O chip N1X da NVIDIA foi visto em um resultado de geekbench
- As especificações mostram que a GPU integrada tem 6.144 núcleos CUDA
- Isso é igual ao RTX 5070 para a contagem de núcleos puros, mas há muito mais para levar em consideração quando se trata de desempenho
Lembra -se da CPU da Nvidia que causou um burburinho na videira no ano passado? Aparentemente, agora vimos esse chip de consumidor em um vazamento de referência, onde os detalhes da especificação derramada são o aspecto principal.
Relatórios de hardware de Tom que o chip n1x, que é baseado em braço (como o snapdragon x cpus da Qualcomm), foi visto em um Resultado geekbenchespecificamente para o teste OpenCL (Graphics), onde marcou 46.361.
Essa pontuação não tem sentido neste momento. Esta é uma amostra inicial de engenharia do N1X (em teoria) e, mesmo assim, se você deseja avaliar o desempenho dos gráficos, o Geekbench está longe da primeira escolha de benchmarks sintéticos.
Como observado, porém, isso nos dá um vislumbre tentador da especificação, que mostra que (adicione sal agora) o N1X terá 20 núcleos, aparentemente divididos em um par de aglomerados de 10 núcleos. Esse é o próprio processador, mas também vemos a GPU integrada aqui, que demonstra ter 48 multiprocessadores de streaming – que equivale a 6.144 núcleos CUDA.
Parece muito, certo? Bem, é e, de fato, aqueles familiarizados com as placas gráficas da NVIDIA perceberão que isso está no estádio para uma GPU de geração de corrente média-para ser precisa, o RTX 5070, que, de fato, tem essa contagem exata do núcleo.
Análise: cautelosamente otimista
Então, estamos recebendo um chip de consumidor compacto que pode entrar em laptops ou computadores de mão para fornecer as mesmas taxas de quadros que o Mighty RTX 5070? Em uma palavra, não, mas o N1X ainda parece estar se moldando como um pedaço promissor de silício, e um que terá rivais sentados e notando.
Quanto às razões pelas quais o desempenho não pode ser simplesmente extraído do número de núcleos vistos na GPU aqui – não é um patch no RTX 5070 nesta referência, é claro – há outros fatores importantes no jogo, além da contagem básica do núcleo.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Isso inclui a velocidade do relógio e a potência fornecida à GPU, que é um cenário muito diferente com gráficos integrados em um chip como este versus uma placa gráfica completa em um PC de desktop. Além de considerar o envelope de poder, jogue também as limitações de largura de banda – em termos de tarefas de tubulação para a memória do sistema, sem vRAM a bordo, é claro – e o resultado é uma boa quantidade de ventos fortes.
Isso não impedirá que o N1X seja um artista potencialmente Sterling para um chip all-in-one, mas não há muito sentido tentando adivinhar o nível exato de desempenho gráfico que ele pode fornecer nesta fase. (Certamente não da referência vazada aqui, como já observado).
O Tom’s faz uma observação interessante, que é que as especificações vazadas correspondem ao GB10 ‘SuperChip’ da NVIDIA, construído para um poderoso desempenho de IA e inaugurando a era do minúsculo supercomputador de IA (foto acima). Não há razão para que a NVIDIA não possa dar outra volta sobre isso para dispositivos direcionados ao consumidor, incluindo mini PCs e laptops e, de fato, os jogadores estão ficando particularmente empolgados com o possível uso em computadores.
Por enquanto, porém, isso ainda está muito em território de boatos. Se a especulação anterior for acreditada, podemos ver a CPU do consumidor da Nvidia revelada ainda este ano, antes de um lançamento no início de 2026.
Fique conectado