- A fita LTO estabelece um novo recorde de capacidade com 176,5 exabytes enviados
- A compressão infla números mascarando a capacidade de dados não compactados reais de 70,6eb
- Os custos do LTO-10 aumentam o aumento da vantagem de acessibilidade de longa data da fita
O programa LTO, apoiado por HPE, IBM e Quantum, relatou um novo remessa de capacidade alta em fita, com 176,5 exabytes de mídia LTO enviada em 2024.
O anúncio diz que isso marca o quarto ano consecutivo de crescimento para o formato da fita, impulsionado pela expansão das estratégias de nuvem híbridas e pelas demandas de IA e infraestrutura de aprendizado de máquina.
A figura, no entanto, vem com um asterisco. O 176.5Eb é um total de capacidade compactada, não a figura bruta. Com base na taxa de compressão padrão 2.5: 1 do programa LTO, o total não compactado está mais próximo de 70,6Eb. Essa é a quantidade real de dados reais que as fitas poderiam conter se a compactação não se aplicar.
Obstáculos de preços
Como a compactação depende do tipo de dados – alguns arquivos compactam bem, outros como vídeo ou dados criptografados mal – esses números podem ser enganosos em termos de armazenamento prático entregue.
“Definindo um novo recorde de crescimento para o quarto ano consecutivo, a Technology LTO continua a provar sua longevidade como uma solução líder de armazenamento corporativo”, disse Bruno Hald, gerente geral de armazenamento secundário da Quantum.
“As organizações que navegam na era da IA/ML precisam reconfigurar suas arquiteturas de armazenamento para acompanhar, e a tecnologia de fita LTO é uma peça essencial do quebra-cabeça para aqueles que procuram um custo mais amigável, sustentável e seguro para melhorar a implementação da tecnologia moderna e o crescimento da tecnologia.
Essas vantagens “favoráveis ao custo” estão sob pressão, no entanto.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
O LTO-10, a última geração de fita, carrega um preço alto, com cartuchos vendidos por US $ 275 e US $ 315. Isso coloca pouco mais de 2x o custo por terabyte (nativo) em comparação com as versões anteriores e, embora a capacidade do LTO-10 seja maior, a velocidade permanece a mesma que o LTO-9.
Phil Goodwin, da IDC, vê a LTO como parte de uma estratégia mais ampla. “A combinação única de escalabilidade, eficiência e resiliência cibernética da fita o torna um componente valioso para as empresas”, disse ele.
Enquanto a fita ainda oferece valor a longo prazo, especialmente como parte de um modelo de armazenamento em camadas, o preço do LTO-10 pode retardar a adoção.
Para muitas empresas, gastar centenas por cartucho pode ser difícil de justificar quando opções de menor custo, como o armazenamento a frio da nuvem, continuam a se expandir.
O programa LTO enfatiza a resiliência offline da Tape e o sorteio de baixa energia, mas seu ponto de venda mais forte sempre foi o preço.
Por US $ 315 para o armazenamento nativo de 30 TB, é uma história mais difícil de contar.
Você também pode gostar
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Fique conectado