- O CEO da Microsoft diz que os cortes de empregos induzidos pela AI estão “pesando pesadamente” sobre ele
- Satya Nadella compara esse período até o início dos anos 90, quando os PCs foram democratizados
- A Microsoft deve anunciar a receita trimestral na próxima semana, para que mais cortes possam estar chegando
Em uma empresa em toda a empresa memorando Para os trabalhadores, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que o recente emprego da empresa “eliminações” está “pesando pesadamente”.
Nadella explicou que “reconheceu (s) a incerteza e a aparente incongruência das vezes em que estamos”-embora a Microsoft esteja “prosperando” e que o número de funcionários permaneça praticamente inalterado, muitos milhares ainda perderam seus empregos, em grande parte devido a atualizações de eficiência induzidas por IA.
Para justificar as alterações da força de trabalho, Nadella explicou que as funções estão sendo redefinidas devido às necessidades em evolução do cliente e como os usuários fazem o trabalho.
Satya Nadella entende que os trabalhadores estão preocupados com seus empregos
A notícia vem à medida que a despesa de capital da empresa continua a aumentar – a Microsoft planeja gastar cerca de US $ 80 bilhões apenas em infraestrutura de IA em 2025 – e ainda assim as demissões podem salvar apenas uma pequena parte desses gastos.
No entanto, cortes recentes desencadearam o descontentamento generalizado dos funcionários, o medo e a queda do moral, com muitos temendo que a empresa possa retornar à ‘antiga Microsoft’, onde rivalidades internas, baixa comunicação e insegurança no trabalho tornam uma empresa desagradável para trabalhar.
Cerca de 9.000 trabalhadores da Microsoft perderam seus empregos em julho de 2025, com cerca de 6.000 também em maio e várias centenas em outros ajustes menores.
Comparando a situação atual até o início dos anos 90, quando o software de PCs e produtividade se democratizou, Nadella observou: “às vezes pode parecer confuso, mas a transformação sempre está. As equipes estão se reorganizando. Os escopos estão se expandindo. Novas oportunidades estão em toda parte”.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
O CEO também expressou que o progresso nem sempre é linear e, nesse caso, pode ser dinâmico, dissonante e exigente.
Nadella também se comprometeu a abordar as preocupações dos funcionários na próxima reunião da prefeitura da empresa, além de compartilhar mais detalhes na chamada de ganhos, marcada para 30 de julho.
Fique conectado