- OpenAI parece estar testando o GPT-5 com base em arquivos vazados e ferramentas internas de biossegurança
- Há rumores de que o GPT-5 unifique a memória, o raciocínio, a visão e a conclusão da tarefa em um
- Nenhuma data de lançamento específica foi anunciada, mas é provável que seja lançado oficialmente nos próximos meses
Os rumores de que o OpenAI já está testando o GPT -5 começaram a se espalhar graças a vazamentos e dicas que aparecem online. Um exemplo particularmente notável foi compartilhado em X pelo engenheiro Tibor Blaho quando ele postou uma captura de tela parcial de um arquivo de configuração sugerindo o “GPT -5 Raciacing Alpha”, datado de 13 de julho de 2025.
Na mesma semana, pesquisadores independentes descobriram uma menção ao GPT-5 no repositório interno de benchmark da Biosec da Openai, sugerindo que o modelo já está sendo testado em domínios sensíveis, como a biossegurança.
Caso esses portentos indiretos não fossem suficientes, o Xikun Zhang do Openai disse explicitamente Esse GPT-5 “está chegando” durante uma discussão sobre o novo recurso do ChatGPT Agent.
A atenção dada à data de lançamento do GPT-5 não é surpreendente, pois as pessoas estão perguntando ao OpenAI sobre isso desde que a empresa lançou o GPT-4 em 2023 e apenas acelerou quando o GPT-4.5 foi lançado no ano passado. Os agentes do ChatGPT trouxeram especulações a um tom de febre, pois esses assistentes digitais podem sair e fazer coisas on -line para você gostar de reservar ingressos e organizar calendários. Essas são todas as coisas que as pessoas pensaram que o GPT-5 traria para o ChatGPT.
GPT-5-R-Alfa-2025-07-13H/T @swishfever pic.twitter.com/hq5csd0ic619 de julho de 2025
FUTURO GPT-5
O feedback das pessoas que usam agentes do ChatGPT podem realmente ser usadas para concluir o treinamento para o GPT-5. E precisará de muito treinamento se os rumores sobre a janela de contexto de um milhão de toques forem verdadeiros. O mesmo vale para a natureza supostamente unificada do GPT-5.
Isso significaria que o GPT-5 não incluirá apenas a mudança entre recursos como análise visual, interpretação de código e as mesmas habilidades do agente ChatGPT; Ele funcionará como um sistema singular. Você pode pedir para interpretar uma imagem, enviar um email, agendar uma reunião e compor e executar um resumo vocal de um único prompt.
Por exemplo, os pais podem coordenar os horários escolares, planos de refeições e logística de festas de aniversário de última hora de uma só vez, ou você pode planejar uma viagem, reservar hotéis, colocá-lo em seu calendário e enviar a sua família os detalhes de uma única solicitação. O GPT-5 é supostamente projetado para abordar as questões de alucinação e mal-entendidos, permitindo que as pessoas confiassem mais que GPT-4 ou GPT-4.5.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Há também a questão da memória. O Openai está lançando silenciosamente a memória de longo prazo no ChatGPT, o que significa que o modelo se lembra de coisas sobre você, mas o GPT-5 pode torná-lo ainda mais poderoso.
Obviamente, as perguntas de segurança já estão borbulhando. A menção de GPT-5 sendo testada em contextos de biossegurança tem pessoas assustadas. Se isso pode raciocinar sobre a biologia bem o suficiente para ajudar com pesquisas complexas, também poderia cuspir informações perigosas se solicitado da maneira errada? O Openai prometeu construir em salvaguardas, mas a história nos diz que as pessoas são muito boas em encontrar maneiras inteligentes em torno de cercas digitais.
Independentemente disso, todos descobriremos em breve, embora com base em lançamentos anteriores, é provável que seja limitado aos assinantes dos níveis mais altos do ChatGPT no início. Mas você pode apostar que o OpenAI não lançará o GPT-5 até ter certeza de que não os envergonha no primeiro dia.
Fique conectado